Desde que grupos de homens e mulheres começaram a conviver nas cavernas, a moda é a única maneira de dizer algo que todos entendam, mesmo sem se conhecerem: nos vestimos da mesma maneira, sou da sua tribo, nos unimos contra os mais fracos e assim sobrevivemos.
Mas hoje existe gente que acredita que "MODA" é tudo. A cada seis meses (ou menos até) gastam uma fortuna para mudar um pequeno detalhe e continuar na exclusiva tribo dos ricos. Se fizessem agora uma visita na empresa aonde meu pai trabalha, onde pessoa ricas e posso dizer até alguns milionários das indústrias têxtil usam relógios de plástico e calças surradas, entenderiam que o mundo já não é o mesmo, todos parecem ter o mesmo nível social, NINGUÉM ESTÁ DANDO A MENOR ATENÇÃO PARA O TAMANHO DO DIAMANTE, A MARCA DA GRAVATA, O MODELO DO SEU CELULAR NOVO. Por sinal, gravatas e celulares modernos são inexistentes naquela empresa, mas ainda existe HOLLYWOOD, uma máquina relativamente mais poderosa - EMBORA DECADENTE - que ainda consegue fazer com que os INGÊNUOS acreditem nos vestidos de alta-costura, nos colares de esmeralda, nas limousines gigantescas. E como é isso que ainda aparece nas revistas, quem tem interesse em destruir uma indústria de bilhões de dólares de anúncios, vendas de objetos inúteis, troca de tendências desnecessárias, criação de cremes repetitivos mas com rótulos diferentes?
RIDÍCULOS. Eu não consigo esconder meu ódio por aqueles cujas decisões afetam a vida de milhões de homens e mulheres trabalhadores, HONESTOS, que levam seu cotidiano com DIGNIDADE porque têm saúde, um lugar para morar, e o AMOR DE SUA FAMÍLIA.
PERVERSOS. Quando tudo parece estar em ordem, quando as familias se reúnem em torno da mesa para jantar, o FANTASMA DA 'SUPER-CLASSE' APARECE, vendendo sonhos impossíveis: LUXO, BELEZA, PODER. E a familia se DESAGREGA.
O pai passa HORAS EM CLARO em trabalho extra para PODER COMPRAR O NOVO MODELO DE TÊNIS PARA O FILHO, ou ele será OLHADO NA ESCOLA COMO UM MARGINAL. A esposa CHORA EM SILÊNCIO porque SUAS AMIGAS VESTEM ROUPAS DE MARCA, e ela não tem dinheiro. Os adolescentes, EM VEZ DE CONHECEREM OS VERDADEIROS VALORES da fé e da esperança, SONHAM EM VIRAR ARTISTAS. Um mundo que devia caminhar em direção à justiça passa a girar em torno da matéria, que em seis meses já não serve para nada, precisa ser renovada, e só assim o circo pode continuar mantendo no topo do mundo aquelas criaturas desprezíveis.
Claro que EU NÃO DEIXO INFLUENCIAR por este poder destruidor. Tenho coisas invejáveis pelos outros. Minha familia ganha muito mais dinheiro por dia do que eu poderia gastar em um ano, mesmo que eu resolvesse me permitir todos os prazeres possíveis - legais ou ilegais. Não tenho dividas. NÃO PRECISO VESTIR DETERMINADA MARCA DE ROUPA, freqüentar tal balada, passar as férias na praia aonde "todo mundo irá", COMPRAR UM MODELO DE TÊNIS SÓ PORQUE TAL ESPORTISTA BEM-SUCEDIDO RECOMENDOU. Posso usar casacos CONFORTÁVEIS e elegantes, feitos à mão em uma pequena loja, sem nenhuma etiqueta visível, posso escrever textos como esse que estou publicando aqui com uma caneta de alguns centavos. Posso fazer o que eu bem desejar, sem precisar provar a ninguém que sou rico, tenho uma vida interessante, e sou entusiasmado por ela.
Raul!
ResponderExcluirAqui é o pessoal da web Someday e Pink Lou, até então, não conhecíamos o seu blog e estamos torcendo pelo sucesso desse espaço. Esse post de moda tem palavras bem críticas e sinceras, você encara muito bem a moda.
Estaremos coladinhas aqui também!!!
Beijos pinks